Viabilidade de projetos de inovação


Costumo dizer que a fase de geração de ideias, ou ideação, é uma das partes mais "divertidas" do processo de inovação. Nesta etapa do processo, há liberdade para propor ideias livremente, sem restrição, onde o que vale é a quantidade, e não necessariamente a qualidade/viabilidade das propostas. 

Mas como não é possível transformar em um passe de mágica uma ideia em produto ou processo inovador, sem antes seguir por etapas obrigatórias, dentro de um projeto, a questão da viabilidade não pode ser deixada de lado. 

Mas primeiramente vamos definir o que é viabilidade. Viabilidade é a percepção que se tem quanto a chance de sucesso de uma ação ou projeto, considerando as condições diante das quais o projeto é executado. Não há como fugir de certa subjetividade, na análise da viabilidade, mesmo se adotados procedimentos metodológicos avançados. No ambiente de inovação, a complexidade é ainda maior pelo elevado grau de incerteza, que é ainda maior nos projetos que implicam em inovação mais intensa, ou inovação radical. 

Para permitir tratar a questão da viabilidade de uma forma digerível, a proposta é dividir em sete dimensões, conforme figura abaixo.


As dimensões da Inovação. Fonte: Autor

Convido vocês a refletir um pouco sobre cada uma das dimensões da viabilidade de propostas de inovação ...

Viabilidade técnica
A disponibilidade de tecnologia "madura"; a confiabilidade de tecnologias; e o fato da empresa possuir as competências necessárias relacionadas com o processo de inovação  

Viabilidade Econômico-Financeira
Se a empresa tem fins lucrativos, a questão é bem simples: o investimento no desenvolvimento do projeto, e o custo de manutenção do produto pós-lançamento deve ser compensado pelo lucro gerado. Se é um projeto de inovação social deve-se pensar no valor para o público alvo que irá ser impactado, devendo ser buscado o melhor aproveitamento dos recursos, e da mesma forma avaliar a capacidade de financiamento dos recursos necessários para a continuidade após o lançamento.

Viabilidade Operacional
A organização tem capacidade para tocar o projeto até a fase de lançamento? Uma vez lançada ou implantada a inovação a empresa tem condições de manter a execução e os serviços de suporte? Se trata-se do lançamento de uma nova linha de produtos, há capacidade na fábrica para produzi-la ou parceiros para terceirizar a produção? Estas e outras questões relacionadas com a operação, incluindo a logística devem ser consideradas na avaliação da viabilidade operacional. 

Viabilidade Ambiental
Nesta dimensão a questão principal é se há algum impacto negativo no meio ambiente em decorrência da implantação de novo processo ou lançamento de novo produto. Não se trata apenas de cumprimento da legislação ambiental vigente, mas uma real preocupação com o impacto das atividades da organização no meio ambiente, tanto localmente como de forma global. Os veículos elétricos por exemplo, tem no destino das baterias após a vida útil uma restrição ambiental a ser resolvida. 
Viabilidade Social
A viabilidade social está associada com os impactos da inovação proposta nas relações sociais. Tal preocupação tem sido cada vez mais colocada em pauta, já que assim como o desempenho ambiental da empresa, clientes e acionistas passaram a valorizar a questão da responsabilidade social. A redução de postos de trabalho a partir de inovações no processo tem sido questionada desde a revolução industrial. O risco à segurança pública também é um possível impacto de uma inovação. 

Viabilidade legal
Em relação aos projetos com potencial de inovação, a principal consideração em relação à viabilidade legal é sobre os direitos de propriedade industrial. É preciso garantir que a proposta de inovação não seja limitada por direitos de propriedade industrial como patentes de invenção, de modelo de utilidade, desenhos industriais, marcas ou proteção de software. Há ainda que se considerar outros tipos de legislação, específicas para o produto em questão, incluindo normas regulamentadoras. Brinquedos, por exemplo tem que atender normas de segurança. A indústria alimentícia também tem que se enquadrar em um conjunto de normas e legislação.  

Viabilidade de mercado 
Trazemos por último a viabilidade de mercado, e certamente não é por sua menor importância! Pelo contrário! Qualquer solução que não estiver alinhada com necessidades e desejos do mercado não terá sucesso. 
Por esse motivo é que cada vez mais vem sendo utilizadas metodologias centradas no usuário para o desenvolvimento de bens e serviços. 
E não se tratar de projetar, prever ou imaginar o que o cliente quer, e sim entender profundamente o cliente: hábitos, frustrações, preocupações, preferências, estilo de vida. Quando mais se aprofunda em entender o cliente, usando o conceito de empatia, maiores as chances de se fornecer uma proposta de valor única, que faça a diferença na decisão de compra de um bem ou utilização de um serviço.
Neste contexto, o Design Thinking aparece como uma metodologia capaz de tornar qualquer empresa mais apta para desenvolver propostas de inovação centradas no cliente. Mas isso já assunto para outro post ...

Um abraço!

Paulo Dias
 


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